Normal view MARC view ISBD view

Camões no Oriente : e outros textos / Eduardo Ribeiro

Main Author Ribeiro, Eduardo Alberto Correia Edition [2.ª ed.] Publication Lisboa : Labirinto de Letras, 2018 Description 235 p. ; 21 cm + . ISBN 9789892087610 Abstract Por estas páginas vemos passar um sofredor mas admirável, muito à frente do seu tempo, preconizador dos direitos humanos e compreensão do Outro, o primeiro escritor europeu a ter experiência direta com o exotismo e a diferença dos povos orientais e sobre eles ter escrito. Que amou a sua Pátria, sem dúvida, mas que não seixa de apontar aos seus contemporâneos os seus defeitos e apontar-lhe uma outra Lusitânia, muito diferente, onde o mérito se sobrepusesse ao sangue, o saber à força, a compreensão à intolerância. Que, tendo chegado até Macau (1562-1564), deixa testemunho disso nas páginas d' "Os Lusíadas", muitas das quais, designadamente as do episódio do Adamastor - autorretrato de si mesmo! - escritas nos «Penedos» a que os jesuítas deram o seu nome no princípio do século XVII. Camões, por isso, e por muito que poderá ler neste volume, Poeta também de Macau. Personal name Luís de Camões , 1524?-1580 Topical name Estudo Literário CDU 82.09
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
Holdings
Item type Current location Call number Status Date due Barcode
Monografia Biblioteca Municipal de Ponte de Lima
82.09 RIBE Available E00601162672

Por estas páginas vemos passar um sofredor mas admirável, muito à frente do seu tempo, preconizador dos direitos humanos e compreensão do Outro, o primeiro escritor europeu a ter experiência direta com o exotismo e a diferença dos povos orientais e sobre eles ter escrito.
Que amou a sua Pátria, sem dúvida, mas que não seixa de apontar aos seus contemporâneos os seus defeitos e apontar-lhe uma outra Lusitânia, muito diferente, onde o mérito se sobrepusesse ao sangue, o saber à força, a compreensão à intolerância.
Que, tendo chegado até Macau (1562-1564), deixa testemunho disso nas páginas d' "Os Lusíadas", muitas das quais, designadamente as do episódio do Adamastor - autorretrato de si mesmo! - escritas nos «Penedos» a que os jesuítas deram o seu nome no princípio do século XVII.
Camões, por isso, e por muito que poderá ler neste volume, Poeta também de Macau.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer