Normal view MARC view ISBD view

A globalização para lá dos mitos / coord. Serge Cordellier, Fabienne Doutaut ; trad. Nogueira Gil

Secondary Author Cordellier, Serge
Doutaut, Fabienne
Publication Lisboa : Bizâncio, 1998 Description 199 p. ; 21 cm Series Sínteses , 2 ISBN 972530022X Abstract A globalização financeira e as desregulamentações são fenómenos bem reais e os seus efeitos desenvolveram-se de um modo extraordinário a partir dos anos 80. Quais são as consequências directas e indirectas desta situação? A mundialização da produção e das trocas, fenómeno bastante mais antigo, terá também, e simultaneamente, modificado a sua natureza? As multinacionais ter-se-ão tornado globais? E quais serão as consequências a médio prazo da concorrência exercida pelos países de baixos salários em relação aos velhos países industriais? Que poderemos dizer do papel que ainda cabe aos estados-nações? Estarão eles inevitavelmente condenados ao declínio? Será que as políticas económicas estão de facto completamente limitadas pelo contexto internacional? E será que as identidades culturais vão acabar por diluir-se na grande maré da uniformização? Topical name Globalização
Economia
CDU 316.32
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
Holdings
Item type Current location Call number Status Notes Date due Barcode
Monografia Biblioteca Municipal de Ponte de Lima
D - 40.3.21 Available Oferta de Lucília Oliveira E00601162144

A globalização financeira e as desregulamentações são fenómenos bem reais e os seus efeitos desenvolveram-se de um modo extraordinário a partir dos anos 80. Quais são as consequências directas e indirectas desta situação?
A mundialização da produção e das trocas, fenómeno bastante mais antigo, terá também, e simultaneamente, modificado a sua natureza?
As multinacionais ter-se-ão tornado globais? E quais serão as consequências a médio prazo da concorrência exercida pelos países de baixos salários em relação aos velhos países industriais?
Que poderemos dizer do papel que ainda cabe aos estados-nações? Estarão eles inevitavelmente condenados ao declínio?
Será que as políticas económicas estão de facto completamente limitadas pelo contexto internacional? E será que as identidades culturais vão acabar por diluir-se na grande maré da uniformização?

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer