Normal view MARC view ISBD view

Um dia na vida de Ivan Denisovich / Aleksandr Isaevich Solzhenitsyn

Main Author Soljenítsin, Alexander, 1918-2008 Publication Lisboa : Diário de Notícias, cop. 2003 Description 157 p. ; 23 cm Series Prémio Nobel ISBN 849618028X Abstract Expressamente citado pela Academia Sueca no momento da atribuição do Prémio Nobel de Literatura a Aleksandr Soljenítsin, em 1970, Um dia na vida de Ivan Deníssovitch foi o primeiro romance publicado na União Soviética relatando a vida nos campos de trabalho dos prisioneiros políticos e a repressão estalinista. Nessa altura, em 1962, embora causando grande polémica interna, a obra foi saudada em todo o mundo como símbolo da nova literatura russa e da abertura krutcheviana. Mas em 1974 Soljenítsin viria, depois de expulso da União dos Escritores, a ser detido e deportado. Um dia na vida de Ivan Deníssovitch relata um dia de um prisioneiro num gulag do Cazaquistão. Narrativa brilhante e densa, herdeira das grandes tradições da literatura russa. A Sextante inicia com este romance a publicação em Portugal de obras de Aleksandr Soljenítsin pela primeira vez traduzidas diretamente do russo. Seguir-se-ão o romance A casa de Matriona e o volume de contos Zacarias Escarcela e outros contos. Topical name Literatura russa CDU 882
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
Holdings
Item type Current location Call number Status Notes Date due Barcode
Monografia Biblioteca Municipal de Ponte de Lima
D - 71.5.35 Available Oferta de Amândio Sousa Dantas E00601171941
Monografia Biblioteca Municipal de Ponte de Lima
882 SOLZ Available E00601146948

Prémio Nobel da Literatura em 1970

Expressamente citado pela Academia Sueca no momento da atribuição do Prémio Nobel de Literatura a Aleksandr Soljenítsin, em 1970, Um dia na vida de Ivan Deníssovitch foi o primeiro romance publicado na União Soviética relatando a vida nos campos de trabalho dos prisioneiros políticos e a repressão estalinista.

Nessa altura, em 1962, embora causando grande polémica interna, a obra foi saudada em todo o mundo como símbolo da nova literatura russa e da abertura krutcheviana. Mas em 1974 Soljenítsin viria, depois de expulso da União dos Escritores, a ser detido e deportado.

Um dia na vida de Ivan Deníssovitch relata um dia de um prisioneiro num gulag do Cazaquistão. Narrativa brilhante e densa, herdeira das grandes tradições da literatura russa.

A Sextante inicia com este romance a publicação em Portugal de obras de Aleksandr Soljenítsin pela primeira vez traduzidas diretamente do russo. Seguir-se-ão o romance A casa de Matriona e o volume de contos Zacarias Escarcela e outros contos.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer