Normal view MARC view ISBD view

Metafísica dos costumes / Immanuel Kant

Main Author Kant, Immanuel, 1724-1804 Publication Lisboa : Edições 70, cop. 2004 Description 2 v. : il. ; 24 cm Series Textos filosóficos , 53 ISBN 9724411990
972441213X
Contents note Parte 1: Princípios metafísicos da doutrina do direito. - 196 p. Parte 2: Princípios metafísicos da doutrina da virtude. - 149 p Abstract Nesta primeira parte da sua metafísica dos costumes, centrada na doutrina do direito, Kant, com uma coerência e um discurso admiráveis, expõe e desenvolve o fundamento racional e transcendental do sistema jurídico, que deve presidir às sociedades humanas. Desenha assim a aliança secreta que, na sua mútua diferença, deve existir entre a política, o direito e a moral; abre o caminho para um republicanismo radical, como imperativo prático da razão, e condena tudo o que a tal se possa opor, sobretudo a sublevação, encarnada. Nesta segunda parte da sua Metafísica dos Costumes, centrada na doutrina da Virtude, Kant procura a esta fornecer uma base sólida e pura, que a isente de tudo o que é espúrio. Daí, a indagação dos seus princípios metafísicos, o exame do seu conceito, a exploração da noção de dever e da sua divisão em deveres para consigo mesmo, para com os outros e para com Deus. O filósofo completa aqui o que já expusera na Crítica da Razão Prática e na Fundamentação da Metafísica dos Costumes.. Topical name Metafísica CDU 130.2
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
Holdings
Item type Current location Call number Status Notes Date due Barcode
Monografia Biblioteca Municipal de Ponte de Lima
130.2 KANT Available Oferta de Lucília Oliveira E00601164475
Monografia Biblioteca Municipal de Ponte de Lima
130.2 KANT Available E00601101430

Parte 1: Princípios metafísicos da doutrina do direito. - 196 p. Parte 2: Princípios metafísicos da doutrina da virtude. - 149 p.

Nesta primeira parte da sua metafísica dos costumes, centrada na doutrina do direito, Kant, com uma coerência e um discurso admiráveis, expõe e desenvolve o fundamento racional e transcendental do sistema jurídico, que deve presidir às sociedades humanas. Desenha assim a aliança secreta que, na sua mútua diferença, deve existir entre a política, o direito e a moral; abre o caminho para um republicanismo radical, como imperativo prático da razão, e condena tudo o que a tal se possa opor, sobretudo a sublevação, encarnada.
Nesta segunda parte da sua Metafísica dos Costumes, centrada na doutrina da Virtude, Kant procura a esta fornecer uma base sólida e pura, que a isente de tudo o que é espúrio. Daí, a indagação dos seus princípios metafísicos, o exame do seu conceito, a exploração da noção de dever e da sua divisão em deveres para consigo mesmo, para com os outros e para com Deus. O filósofo completa aqui o que já expusera na Crítica da Razão Prática e na Fundamentação da Metafísica dos Costumes..

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer