Normal view MARC view ISBD view

Rancho Folclórico da Correlhã : ecos da Correlhã [Registo sonoro]

Corporate Author (Main) Rancho Folclórico da Correlhã Publication Porto : Edisco, 2003 Description 1 disco (CD-Áudio) : stereo ; 13x14 cm + 1 folheto Contents note Músicas: 1- As voltas do linho; 2- Lencinho; 3- Minha tirana; 4- Reisadas; 5- Ai quem me dera; 6- Gôta do cerquido; 7- Passarinho; 8- Hino à Correlhã; 9- S. João D'Arga;10- Caminhos da romaria; 11- Modinha do tá qui; 12- Sons do Alto Minho; 13- M. Rosinha; 14- Romeiros; 15- Tantas libras; 16- Ecos da Correlhã; 17- Espadelada; 18- Janeiras Abstract «O Rancho Folclórico da Correlhã foi fundado em Janeiro de 1960 com a finalidade de manter vivas as tradições, usos e costumes da sua terra. A sua primeira apresentação pública teve lugar no dia 12 de Junho de 1960, nas Festas de Sto. António, na vila de Ponte de Lima. Tem no seu currículo apresentações várias nos melhores e mais concorridos festivais nacionais e internacionais e organiza, por ano, três festivais de folclore, dois na modalidade de adulto e um infantil. Tem presença marcada em todos os canais portugueses de TV (com espectáculos ao vivo) e em canais estrangeiros. Gravou quatro discos, de 1961 a 1964, duas cassetes, em 1992, um CD, em 1997, com 23 modas e um outro, em 2003, com 18. O seu repertório reparte-se por viras, rusgas, chulas, canas verdes, gôtas, etc. Dos trajes, genuínos e de rara beleza cromática, com predominância do vermelho, destacamos os de lavradeira ou de festa, de domingar, de trabalho, de ir à fonte, de ir à feira, de morgadas, de mordomas e de noivos. A tocada do Rancho Folclórico da Correlhã é composta por concertinas, cavaquinhos, violas braguesas, violões, bombo, ferrinhos e reque-reque. É membro da Federação do Folclore Português, está inscrito no Inatel e no RNAJ (Instituto Português da Juventude). Mantém em franca actividade uma Escola Infantil de Folclore, com várias actuações e com festival próprio em Setembro.» (sinopse retirado da brochura) Topical name Música - CD-Áudio
Música portuguesa
Música tradicional - Folclore
Música folclórica portuguesa
Geographical name Correlhã - Ponte de Lima - Grupo folclórico Classification 090 Online Resources Sobre o Rancho
Vídeo
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
Holdings
Item type Current location Call number Status Date due Barcode
CD-Audio Biblioteca Municipal de Ponte de Lima
TRAD-R Available E00601080769

Músicas: 1- As voltas do linho; 2- Lencinho; 3- Minha tirana; 4- Reisadas; 5- Ai quem me dera; 6- Gôta do cerquido; 7- Passarinho; 8- Hino à Correlhã; 9- S. João D'Arga;10- Caminhos da romaria; 11- Modinha do tá qui; 12- Sons do Alto Minho; 13- M. Rosinha; 14- Romeiros; 15- Tantas libras; 16- Ecos da Correlhã; 17- Espadelada; 18- Janeiras.

«O Rancho Folclórico da Correlhã foi fundado em Janeiro de 1960 com a finalidade de manter vivas as tradições, usos e costumes da sua terra. A sua primeira apresentação pública teve lugar no dia 12 de Junho de 1960, nas Festas de Sto. António, na vila de Ponte de Lima.
Tem no seu currículo apresentações várias nos melhores e mais concorridos festivais nacionais e internacionais e organiza, por ano, três festivais de folclore, dois na modalidade de adulto e um infantil.
Tem presença marcada em todos os canais portugueses de TV (com espectáculos ao vivo) e em canais estrangeiros.
Gravou quatro discos, de 1961 a 1964, duas cassetes, em 1992, um CD, em 1997, com 23 modas e um outro, em 2003, com 18.
O seu repertório reparte-se por viras, rusgas, chulas, canas verdes, gôtas, etc.
Dos trajes, genuínos e de rara beleza cromática, com predominância do vermelho, destacamos os de lavradeira ou de festa, de domingar, de trabalho, de ir à fonte, de ir à feira, de morgadas, de mordomas e de noivos.
A tocada do Rancho Folclórico da Correlhã é composta por concertinas, cavaquinhos, violas braguesas, violões, bombo, ferrinhos e reque-reque.
É membro da Federação do Folclore Português, está inscrito no Inatel e no RNAJ (Instituto Português da Juventude). Mantém em franca actividade uma Escola Infantil de Folclore, com várias actuações e com festival próprio em Setembro.» (sinopse retirado da brochura)

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer