Normal view MARC view ISBD view

O Papalagui / discursos de Tuiavii ; recolhidos por Erich Scheurmann ; trad. Luiza Neto Jorge ; il. Joost Swarte

Main Author Tuiavii Edition 14.ª ed Publication Lisboa : Antígona, 1992 Description 74 p. : il. ; 24 cm ISBN 9726080347 Abstract O "Papalagui" - ou seja o Branco, o Senhor - é este o nome dados aos discursos do chefe de tribo de Tuiavii de Tiavéa, nos mares do Sul. Tuiavii nunca teve intenção de publicar esses discursos na Europa, nem sequer de os mandar imprimir; destinavam-se unicamente aos seus compatriotas polinésios. Se eu, apesar disso, transmito aos leitores europeus os discursos desse indígena, sem que ele o saiba e certamente contra sua vontade, é porque estou convencido de que nos vale a pena, a nós, homens brancos e esclarecidos, ter conhecimento do modo como um indivíduo ainda intimamente ligado à natureza nos vê a nós e à nossa cultura. Através dos seus olhos descobrimos a nossa própria imagem, e isso com uma simplicidade que já perdemos.. Topical name Literatura juvenil
Plano Nacional de Leitura
CDU 82-31
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
Holdings
Item type Current location Call number Status Date due Barcode
Monografia Biblioteca Escolar de Arcozelo
J 82 TUIA Available E00601600220
Monografia Biblioteca Escolar de Arcozelo
J 82 TUIA Available E00601600221
Monografia Biblioteca Municipal de Ponte de Lima
J 82-31 TUIA - 95 Available E00601014702

O "Papalagui" - ou seja o Branco, o Senhor - é este o nome dados aos discursos do chefe de tribo de Tuiavii de Tiavéa, nos mares do Sul.
Tuiavii nunca teve intenção de publicar esses discursos na Europa, nem sequer de os mandar imprimir; destinavam-se unicamente aos seus compatriotas polinésios. Se eu, apesar disso, transmito aos leitores europeus os discursos desse indígena, sem que ele o saiba e certamente contra sua vontade, é porque estou convencido de que nos vale a pena, a nós, homens brancos e esclarecidos, ter conhecimento do modo como um indivíduo ainda intimamente ligado à natureza nos vê a nós e à nossa cultura. Através dos seus olhos descobrimos a nossa própria imagem, e isso com uma simplicidade que já perdemos..

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer