Normal view MARC view ISBD view

Cartas de Paris : de acordo com os textos da Gazeta de Notícias / Eça de Queiroz ; fixação do texto e notas de Helena Cidade Moura

Main Author Queirós, Eça de, 1845-1900 Secondary Author Moura, Helena Cidade Publication Lisboa : Liv. do Brasil, [19--?] Description 342 p. ; 21 cm Series Obras de Eça de Queiroz Abstract "A propósito de «Cartas de Paris», Manuel Bandeira evoca em «Correspondência de Eça de Queiroz para a imprensa brasileira» algumas das facetas significativas da larga projecção do escritor em terras brasileiras. Ouçamo-lo: «A maior nomeada de Eça de Queiroz começou depois da publicação do Primo Bazilio, em 1878. O romance teve grande repercussão no Brasil, suscitando críticas acerbas e apologias entusiásticas. Nas páginas da Gazeta de Notícias deparámos os ecos das discussões provocadas pelo naturalismo que a obra instalava na literatura de língua portuguesa. Uma das crónicas mais aludia mesmo ao «bazilismo», isto é, à preocupação literária do momento em que se tornou então o romance de Eça. E já em Julho daquele mesmo ano se representava num teatro do Rio de Janeiro uma peça extraída do romance por A. Cardoso de Meneses. Era natural que Ferreira de Araújo procurasse aumentar o prestígio literário da Gazeta de Notícias contratando para ela a colaboração do escritor que assim tão ruidosamente se consagrava. De facto, em 24 de Julho de 1880, iniciava Eça de Queiroz no jornal carioca as suas Cartas de Paris e Londres" Topical name Literatura portuguesa CDU 869.0 Online Resources Biografia do autor
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
Holdings
Item type Current location Call number Status Date due Barcode
Monografia Biblioteca Escolar de Arcozelo
869.0 QUEI Available E00601085832
Monografia Biblioteca Municipal de Ponte de Lima
869.0 QUEI Available E00601005123
Monografia Escola Secundária de Ponte de Lima
869.0 QUE Available E00601089167

"A propósito de «Cartas de Paris», Manuel Bandeira evoca em «Correspondência de Eça de Queiroz para a imprensa brasileira» algumas das facetas significativas da larga projecção do escritor em terras brasileiras. Ouçamo-lo:
«A maior nomeada de Eça de Queiroz começou depois da publicação do Primo Bazilio, em 1878. O romance teve grande repercussão no Brasil, suscitando críticas acerbas e apologias entusiásticas. Nas páginas da Gazeta de Notícias deparámos os ecos das discussões provocadas pelo naturalismo que a obra instalava na literatura de língua portuguesa. Uma das crónicas mais aludia mesmo ao «bazilismo», isto é, à preocupação literária do momento em que se tornou então o romance de Eça. E já em Julho daquele mesmo ano se representava num teatro do Rio de Janeiro uma peça extraída do romance por A. Cardoso de Meneses.
Era natural que Ferreira de Araújo procurasse aumentar o prestígio literário da Gazeta de Notícias contratando para ela a colaboração do escritor que assim tão ruidosamente se consagrava. De facto, em 24 de Julho de 1880, iniciava Eça de Queiroz no jornal carioca as suas Cartas de Paris e Londres"

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer